DicasNível da água baixando rápido

Nível da água baixando




Porque o nível da água de sua piscina diminui drasticamente de um dia para outro?

Aconteceu em um dia quente no litoral, foi completado a tarde o nível da água até gotejar na saída do ladrão, porém no outro dia percebi que havia baixado o nível uns dois dedos.

Quais foram os motivos?
1 – Vazamento na piscina?
2 – Vazamento no dreno, após manusear para filtrar?
3 – Evaporação?

Vamos lá;

  • Procurei intensamente algum vazamento na piscina e nada, porque ela é de vinil e se houvesse algum furo ou rasgo ficaria visível, vasculhei tudo inclusive com mergulho no fundo e nada de vazamento, então o item 1 estava descartado.
  • Verifiquei a válvula seletora se estava bem encaixado na posição filtrar, pois em alguns casos quando você girar a alavanca para drenar e não ficar bem encaixada pode apresentar vazamento pelo dreno, não foi o caso estava bem encaixado, liguei a bomba e observei na saída do dreno se estava respingando água, mas estava tudo bem sem vazar uma gota, mesmo se caso vazar é simples de resolver coloque um registro na saída do dreno e deixe fechado quando não usar o dreno, neste caso já havia feito isto desde a instalação da parte hidráulica.
  • Sobrou só a evaporação, mas como? Se a água foi completada a tarde após o por do sol?

Ao amanhecer, percebi que a água estava morna e por coincidência o dia posterior estava nublado e menos calor, então as 09:00 horas da manhã, novamente completei com água até vazar pelo ladrão e fiquei observando o quanto baixaria até as 18:00, não baixou, conclusão a evaporação aconteceu a noite de um dia para outro devido a intensidade do sol durante o dia.
 
O que provoca a evaporação?

Há três principais fatores para a evaporação: Os níveis de exposição, temperatura e umidade.

  • Exposição. Quanto mais a sua piscina está exposta ao sol e ao vento, mais evaporação você vai ver. Uma piscina vai evaporar menos com capa térmica. A piscina rodeada por uma cerca, árvores ou uma estrutura irá evaporar menos que uma piscina ao céu aberto. 
  • Temperatura. As vezes quando está acima de 25 graus. Isso permite que a sua piscina para de aquecer durante o dia e evapora toda a noite. Na verdade, se o sol está baixo e você ligar sua luz da piscina, você provavelmente vai ver uma névoa acima. Isto é a evaporação da água e isso acontece toda a noite.
  • A umidade. A alta umidade equivale a baixa evaporação, enquanto que a baixa umidade é igual a alta taxa de evaporação. O ar é como uma toalha ou uma esponja: Quanto mais seca  mais água pode conter.  Esses fatores variam muito de região para região e de época para época. 

Teste a sua perda de água.

Para avaliar a sua perda de água, aqui está uma visão geral de como tirar medidas confiáveis:

  1. Você vai precisar de um lápis e uma régua.
  2. Antes de começar, desligue todas as entradas de água.
  3. Desligue o aquecedor elétrico ou outro tipo de aquecedor solar para permitir que a piscina fique fresca durante dois dias antes de começar o teste.
  4. “Dia 0” é o dia de início. Preencha a piscina ao nível normal, tomando cuidado para não transbordar.
  5. Pare sua bomba por cinco minutos, permitindo que o seu nível de água não fique com turbulência da bomba.
  6. Use um lápis na parede de sua caixinha skimmer para marcar o nível de água atual.
  7. Use a sua bomba de volta normalmente por quatro dias.
  8. No quarto dia, pare a sua bomba por cinco minutos, permitindo que o seu nível de água não fique com turbulência.
  9. Use uma régua para medir a distância entre a marca de lápis feito no “Dia 0” para o nível de água atual. Agora você tem uma medida verdadeira e confiável de sua perda de água real ao longo de um período de quatro dias.

Tenha em mente que o uso da piscina diária por crianças e banhistas que saem e entram na piscina tende a resultar em muito maior perda de água, pois as águas que ficam nas roupas e corpo tendem a cair fora da piscina.

Avaliar os resultados

Você poderá avaliar quatro dias sem chuva e pouco sol, dependendo dos fatores:  Estação do ano, umidade relativa do ar, localização da piscina, seria considerado razoável  baixar 2 centímetros, agora perder 10 cm por dia é considerado vazamento e deve contratar uma empresa de detecção de vazamento de piscina, logo que possível.  Compartilhe seus resultados do teste com a empresa e seus profissionais serão capazes de dar-lhe uma expectativa mais específica de taxas de evaporação de sua área. Você perdeu 1 cm por dia? Fique tranquilo provavelmente a sua piscina está simplesmente evaporando normalmente.

Outros vazamentos

Marcar o nível da água com uma caneta ou um pincel atômico ou com uma régua até a borda, não ligar a bomba de um dia para outro, verificar de manhã se o nível não baixou, em caso positivo, programe a bomba para ligar meia hora e observe a marcação se começar a descer; existe vazamento no encanamento, neste caso vejam as opções que poderiam ocorrer:
1 – Caso deixar a posição da válvula seletora  do filtro na posição de drenar, isto acontecerá apenas quando for feito a retirada da sujeira do fundo pelo aspirador, mas pode acontecer de esquecer nesta posição, no caso se a bomba tiver um timer e a pessoa estiver ausente, a água da piscina se esvaziará em poucas horas.
2 – A posição da válvula seletora do filtro está na posição de filtrar, mas pode acontecer de dar defeito na válvula e a água ir para o dreno, neste caso para não ocorrer este fato seria o ideal colocar um registro na saída do dreno, também trocar a válvula seletora.
3 – Pode ocorrer de ter vazamentos pelos canos que vem do ralo de fundo até a bomba, também ocorrer vazamentos pelo cano que vai do filtro para o retorno, nestes casos a água irá baixar mais lentamente, a não ser que o cano que vai para o retorno estiver rompido.

4 – As borrachas de guarnições ou anéis de fixações para os dispositivos de aspiração, fundo de ralo e retorno tem que serem trocados a cada 5 anos, com o tempo o cloro e outros produtos ressecam e poderá haver fuga de água, pois são parafusados sob pressão, vejam a foto abaixo com vazamento nas borrachas de vedações na saída do retorno:

Observação:

Quando for feita a construção da piscina, procurar ver com o construtor para deixar os canos a vista da casa das máquinas até o retorno, procurar não construir decs nesta região, pois quando ocorrer um vazamento será necessário quebrar o dec, procure fazer decs laterais fora da passagem dos canos. É evidente que o cano que sai da casa das máquinas até o ralo de fundo poderemos deixar o cano a vista somente parcial, pois no centro da piscina o cano irá ter que ficar submerso na terra até o ralo de fundo, neste caso fica fácil identificar o vazamento se completarmos uns 30 cm de água e não ocorrer a perda porque pelo menos até as curvas dos canos não apresentaram vazamentos.

Dica importante:

Marque o nível da água na lateral da piscina, nas mesmas condições expostas nos casos acima, coloque um balde de água, também marcando o nível da água, faça isso em um dia ensolarado ou com calor excessivo, compare as duas marcações, elas devem descer aos mesmos níveis, pois a evaporação da água contida na piscina e no balde irão evaporar na mesma proporção, caso contrário suspeitar vazamento. 

Observação: Não  coloque  o  balde  no  deck com  pedras  ou  pisos que retém calor, também colocar em um lugar que a incidência do sol seja  a mesma da piscina.