Veja o comparativo com custos, avaliações e sustentabilidade:
Gráficos comparativos:
Comparação entre aquecedores
Aquecedor Solar:
Os solares têm o custo operacional mais baixo dos três, porém seu rendimento e seu funcionamento dependem muito das condições do tempo.
Aquecedor a gás:
Os aquecedores a gás têm maior custo operacional e menor dependência do tempo e a bomba térmica em ambos requisitos se situa no meio. Em piscinas onde a temperatura da água da piscina é muito importante, como é o caso de academias e clubes o solar deve ter como auxiliar uma outra fonte de aquecimento uma solução muito econômica é o uso de solar como aquecimento prioritário e quando este não produz a quantidade de calor necessário entra o sistema de aquecimento auxiliar
Aquecedor elétrico:
O aquecedor elétrico é o que aquece mais rápido, porém consome energia, mas somente no princípio, depois tem que manter a temperatura ideal atingida.
Trocador de calor:
São equipamentos extremamente eficientes projetados para aquecimento de água de piscina. Seus princípios e funcionamento são bastante semelhantes aos de um ar-condicionado residencial.
Os equipamentos absorvem e transferem o calor retido no ar atmosférico para a água da piscina através de um conjunto formado por evaporar, condensador e compressor.
Hoje o sistema é o mais eficiente e econômico aquecimento quando comparado a outros.
São mais caros devidos à tecnologia com materiais a base de titânio, por isso, sua durabilidade é muito mais superior de qualquer tipo de aquecedor, em média são 15 anos de vida útil.